sábado, 5 de fevereiro de 2011

MATEMÁTICA - 2º ANO
Nome:_____________________________ Data:________________

1-Leia e escreve os numerais ordinais:
1º______________________
2º______________________
3º______________________
6º______________________
10º_____________________
11º ____________________
12º_____________________
15º_____________________
20º_____________________
2-Escreve de 4 em 4 até 400.
0

3– Escreve a leitura dos números:
24 ___________________________
32 ___________________________
69____________________________
90____________________________
100___________________________
87____________________________

4– Completa como no exemplo
62 = 60 + 2  6 dezenas e 2 unidades
35 = ___ + ____  _______________________________
29 = ____ + ___  ________________________________
42 = ____ + ____ - ______________________________

5– Efectua as somas:
345 + 698 = _____
592 + 693 = _______
42 + 1092 =________
245 + 823 = ____
6 – Completa como no exemplo:
3 X 2 = 6
2 X 9 = ____
7 X 3 = ____
9 X 3 = ____
6 X 2 =_____

7– Escreve os números vizinhos:
____ 63 ____
____ 71 ____
____ 80 _____
_____ 99 _____

8 – Escreve de 10 em 10 até 200:
0__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
9 – Calcula mentalmente:
8 + 9 =____
40 + 8 = ____
64 - ____ = _____
20 + 3 = ______
15 – 8 = _____
75 – 5 = ______
30 + ___ = 35
56 – 6 = _____
100 – 10 = _____

10 – O Tiago tinha duas dezenas de livros de histórias. Ofereceram-lhe mais oito. Quantos livros tem agora?



R.___________________________________________________________________
11 – Na caixa havia vinte e quatro marcadores. A Joana utilizou doze. Quantos marcadores ficaram na caixa?



R.___________________________________________________________________

12 – Escreve < , > ou =
17 ____ 30
45 ____ 34
50 _____
25 + 25
45___ 78
43 + 5 ____ 69
40 + 10 ___ 47
35 ____ 20 + 10
40 – 19 ____ 30 + 20
98 _____ 100

13 – Escreve em numeração romana
1 _____
2- ______
3 - ______
4 - _______
5 - ________
6 - _______
7 - ______
8 - _______
9 - _______
10 - ______






NOME:_________________________________________ SÉRIE:________ DATA:_______________________

AVALIAÇÃO DE PORTUGUÊS

1- Dê o sinônimo das palavras:

LINDO-
CAMINHAR-
DEPRESSA-
CONTENTE-
GAROTA-
RESIDIR-

2- Numere a segunda coluna de acordo com o significado da primeira:

(1) Auxiliar ( ) linda
(2) Pacote ( ) rezar
(3) Caminhar ( ) pular
(4) Morar ( ) embrulho
(5) Orar ( ) ajudar
(6) Guloso ( ) andar
(7) Saltar ( ) residir
(8) Bonita ( ) comilão

3- Dê um antônimo para as palavras:

LINDO-
CONTENTE-
DEPRESSA-
PEQUENO-
ALTO-
MAGRO-

4-Copie as frases trocando as palavras destacadas por antônimos:

a) O livro é fino.
_______________________________________________
b) Mamãe acendeu a luz da sala.
_______________________________________________
c) O vestido da menina é comprido.
_______________________________________________
d) Mônica ganhou uma boneca pequena.
_______________________________________________


5- Forme frases usando as palavras a seguir:

a) contente – menino: ________________________________________________
b) ganhou – bola:_____________________________________________________
c) caminhar – jardim:_________________________________________________

6- Complete as palavras com ch, nh ou lh e copie-as novamente:

FI____OTES-
____UVA-
GATI____O-
COE____A-
PASSARI____O-
CAMI____O-
LI____A-
_____EGADA-
I____A-
_____AVE-
____EFE-
MI____OCA-




_____________________________________________________________________________________
ATIVIDADES

Escreva duas palavras que rimem com:

Pão:
Bola:
Argila:
Vizinha:
Fazer:
Dançar:
Gigante:
Escrever:
Agir:
Galinha:

http://suellyartes.blogspot.com
_____________________________________________________________________________________

Nome:__________________________________________ 4ª série

Avaliação de matemática

1- Resolva os problemas:

a) Se eu desse 15 docinhos a cada um dos 246 convidados de uma festa, quantos docinhos eu daria? b) André e Fábio fizeram 28 pacotes contendo 180 bandeirinhas cada pacote. Quantas bandeirinhas eles fizeram?


2- Faça as contas com atenção:
a) 161.215 : 23 =
b) 845.913 : 65 =
c) 7.012 : 28 =
d) 127.433 : 13 =
e) 102 x 33 =
f) 860 x 64 =
g) 2.801 x 46 =
h) 392.601 x 39 =
i) 32.741 + 28.800 =
j) 193.094 + 91.544 =
k) 799 + 123 =
l) 16.100 – 3.900 =
m) 13.713 – 12.460 =
n) 286.543 – 16.514 =

http://suellyartes.blogspot.com

_____________________________________________________________________________________

1. Leia: A aposta

Amélia é uma velhinha muito ativa e trabalhadeira. Um dia ela entrou no ônibus carregando uma cesta. O cobrador ouviu um barulho e perguntou-lhe:
— A senhora está levando uma galinha na cesta?
Amélia pensou, pensou e respondeu:
— Hum... Galinha? Não... Não há galinha nenhuma na cesta.
O cobrador insistiu tanto que Amélia resolveu fazer uma aposta:
— Senhor cobrador, se for galinha, eu desço agora do ônibus... Se não for, eu viajo de graça.
— Muito bem! – disse o cobrador confiante. – Concordo!
Amélia, então, levantou a tampa da cesta e um galo de crista bem vermelhinha cantou satisfeito:
— Cocorocó!...
— Viu só? Eu não disse que não era galinha?!
O cobrador riu e deixou a velhinha viajar de graça.
Luciana M. M. Passos. Adaptação de conto popular.
Atividades
Responda:
a) Qual o nome do personagem principal?
______________________________________________________________
b) Qual a profissão do outro personagem?
______________________________________________________________
c) Quantos parágrafos têm esse texto?
______________________________________________________________
d) Onde se passa a história?
______________________________________________________________
e) Escreva a sua opinião sobre Amélia, sobre o cobrador e sobre a situação vivida por eles na história.
______________________________________________________________
f) Você acha que é permitido carregar animais em veículo de transporte público? Por quê?
______________________________________________________________
g) Você já presenciou uma situação como a da história dentro de um ônibus? Se a resposta for positiva, descreva como aconteceu!
_____________________________________________¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬_________________

2. Substitua as palavras em destaque por sinônimos tirados do texto:
a) A velhinha é esperta.
______________________________________________________________
b) O cobrador teimou.
______________________________________________________________
c) — Muito bem! – disse o cobrador seguro.
______________________________________________________________

3. Escreva o antônimo das palavras abaixo:
a) barulho
b) desço
c) satisfeito
d) concordo

4. Escreva as palavras no plural:
a)nuvem
b)gás
c)quintal
d)anel

5. Reescreva as frases no singular:
a) Os girassóis estão cheios de formigas.
______________________________________________________________
b) Os anéis enfeitam as mãos.
______________________________________________________________
c) Os pires das xícaras são azuis.
______________________________________________________________
d) Os cães dormem nos canis dos quintais.
______________________________________________________________

6. Escreva as palavras no diminutivo:
a) amigo
b) menina
c) irmão
d) chinelo

7. Escreva as palavras no aumentativo:
a) sofá
b) tatu
c) boca
d) barca

8. Se a palavra estiver no feminino, reescreva-a no masculino. Se a palavra estiver no masculino, reescreva-a no feminino:
a) irmão
b) imperatriz
c) rei
d) cão


_____________________________________________________________________________________

O leão e o ratinho

Um leão, cansado de tanto caçar, dormia espichado debaixo de sombra boa de uma árvore. Vieram uns ratinhos passear em cima dele e ele acordou. Todos conseguiram fugir, menos um, que o leão prendeu debaixo da pata. Tanto o ratinho pediu e implorou que o leão desistiu de esmagá-lo e deixou que fosse embora.
Algum tempo depois o leão ficou preso na rede de uns caçadores. Não conseguindo se soltar, fazia a floresta inteira tremer com seus urros de raiva. Nisso apareceu o ratinho, e com seus dentes afiados roeu as cordas e soltou o leão. O leão e o ratinho


_____________________________________________________________________________________
Deveres
1- Descubra o número:
58 + ____= 100
96 + ____= 222
71 + ____= 89
138 + ____= 345

2- Resolva as operações:
a) 751+167=
b) 539+682=
c) 438+325=
d) 266+213=
e) 981-532=
f) 729-318=
g) 999-200=,
_____________________________________________________________________________________

Deveres

1- Separe as palavras em sílabas e classifique-as:
Palavras sílabas classificação
Aparelho-
Beterraba-
Viagem-
Mão-
Sapatinho-
Explodindo-
Passear-
Limpeza-
Passarinho-
Osso-
Pão-

_____________________________________________________________________________________

Aluno(a):________________________________ série: ___________

Avaliação final de Português

A última corrida do ano

Último dia do ano. Por todo o mundo há um clima de despedida. Cada lugar dá seu adeus de forma diferente. Uns preferem atirar flores, outros dançar e cantar. E, se você for a São Paulo, verá pessoas que preferem correr pelas ruas da cidade.
Mas não se espante. Não é uma corrida desordenada. Trata-se da Corrida Internacional (ou Prova Pedestre Internacional) de São Silvestre. Desde 1925 atletas brasileiros, e a partir de 1947, também estrangeiros, participam dessa corrida no dia 31 de dezembro de cada ano. E os corredores percorrem, às vezes, mais de 9 mil metros num tempo médio de 25 minutos. Em 1982, o percurso foi aumentando para 13.584 metros, percorridos pelo vencedor em cerca de 40 minutos, baixando em seguida para 12.640 metros, com o tempo reduzido a cerca de 37 minutos.
Embora se trate de competição esportiva, o que mais encanta nessa corrida é o grande número de nações que mandam ao Brasil seus melhores atletas nessa modalidade, e então há um alegre convívio de pessoas de língua diferentes, mas que se entendem muito bem pelo espírito cordial que reina em todos os encontros, desde os primeiros treinos e reuniões de caráter mais festivo.

O mundo da criança, Encyclopaedia Britannica do Brasil, V.12: Comemorações.

Para interpretar:

1- Por que o título do texto é A última corrida do ano?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2- Complete o quadro de acordo com o texto:
Nome da competição:
Dia em que se realiza:
Local:
Distância percorrida:
Tempo aproximado de duração:
Primeiro ano da competição:

3- Por que no mundo todo há um clima de despedida, segundo o texto?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4- O que mais causa satisfação na Corrida de São Silvestre, de acordo com o texto?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5- Qual é o seu esporte preferido? Por quê?


6- Classifique os substantivos em próprios e comuns:

Tecido:________________ Roupa:________________
Tiago:________________ Moeda:________________
Bahia:________________ Carlos:________________
Professora:_____________ Noiva:________________
Artes:_________________ São Luiz:______________

7- Acrescente características aos substantivos, preenchendo os espaços em branco com adjetivos:

a) A _______________ garota saiu de sua casa, passou por uma praça _______________ e se dirigiu ao __________________ clube onde encontrou as crianças _______________ .

b) O ______________ caminhão parou numa _______________ rua e o _____________ motorista entrou num edifício ________________ .

c) ________________ garotas orientavam o ________________ público que visitava a exposição industrial.

8- Passe as frases para o plural:

a) A camisa do jogador estava rasgada.
__________________________________________________________________________
b) O papel estava gostoso.
__________________________________________________________________________
c) O cachorro latiu bem alto.
__________________________________________________________________________
d) O menino comeu muito.
__________________________________________________________________________

9- Sublinhe os verbos e dê o tempo em que se encontram nas frases:

a) Eu repartir meu lanche com ele.

b) Nos fazemos doce.

c) Betinho andou de patins.

d) Ele partirá amanhã.

e) Você recebeu a carta?

f) Eles estudam suas lições.

10- Ditado:
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Faça com atenção!


_____________________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário