quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Frase teimosa


Esta atividade é muito simples e interessante.

Escrevi a frase em papel cartão em letras grandes, bem visíveis.
Segmentei a frase cortando cada palavra.
No início da aula exponho as palavras fora de ordem.
A frase fica lá "incomodando" os alunos.
De repente um aluno pede: - Professora, posso arrumar esta frase?
E organiza direitinho.
Mais tarde misturo tudo de novo.

Com esta atividade vejo a capacidade do aluno em organizar a frase, a interação dos colegas, isto acaba sendo bem divertido!

Apesar de utilizar esta atividade para as séries iniciais,
que tal montar frases mais instigantes que estimulem crianças maiores?

Cartões para ler

Cartões com nomes de meninos e meninas:

Ler os nomes para separá-los em 2 grupos: meninos e meninas.

Cartões com nomes de objetos e respectivas figuras

Com esses cartões pode-se trabalhar de várias maneiras:
  • uma criança dita a palavra para outra criança e depois procede a correção.
  • organizar as palavras em ordem alfabética e depois registrá-las no caderno.
  • usar o cartão como guia na brincadeira da forca.
  • separar as palavras segundo a tonicidade delas.
  • dentre outras
"As frutas, as verduras e os legumes resolveram botar a boca no mundo, reclamando do mau uso que os humanos fazem dos seus nomes. O abacaxi vive inconformado! Onde já se viu dar seu nome a toda coisa ruim e encrencada?"

Mala viajante

Ótimo projeto de leitura da Walkíria! Vale a pena conferir aqui.

09/06/2009

Pipocas


Autora: Roseana Murray

Pic - poc - pic - poc.
O pipoqueiro pipoqueia
o dia inteiro.
Panela do pipoqueiro
enche a cidade de cheiro
e os dentes de desejo.
- Pipoca doce ou salgada?
Pergunta o pipoqueiro.
- Nem doce nem salgada,
Eu quero pipoca misturada,
Num saco bem grande
Do tamanho de um gigante.

Tesoura em mãos!




Separar sílabas de uma palavra é uma atividade muito importante no nível I do Ensino Fundamental.

Para dar mais graça à atividade, utilizo palavras recortadas de revistas.
Entrego-as aos alunos que, usando a tesoura, recortam as sílabas após a leitura da palavra.

É um sucesso!

Ótimo livro


Livro: O frio pode ser quente
Autora: Jandira Masur
Ilustradora: Michele
Editora Ática

Jogo: Fique esperto!

Este é um jogo dinâmico e os alunos gostam bastante.

Objetivo:
Identificar os sons da letra x nas palavras pesquisadas.
Preparação:
-Solicitar aos alunos que pesquisem palavras com a letra x em vários portadores do texto ( não podem ser substantivos próprios, nem palavras estrangeiras)
- Com a participação da classe, copiar no quadro estas palavras separando-as em grupos conforme o som que a letra x representa
-Escolher 20 destas palavras e escrever cada uma em um retângulo de papel resistente formando as cartas
Execução:
-Distribuir 20 cartas entre 4 jogadores
-Determinar quem dá a partida no jogo, todos observam o som do x desta primeira carta
- Em seguida cada um dos jogadores vai pondo uma carta na mesa
- Quando uma delas tiver o x com o mesmo som da carta que deu a partida, imediadamente todos deverão pôr a mão sobre ela
EXEMPLO:
1ª carta colocada na mesa: execução: (todos observam que a letra x representa o som de Z, mas não devem falar)
2ª carta : xícara: (a letra x representa o som de ch)
3ª carta: exército:(quem perceber que a letra x representa o som de Z, assim como na primeira carta, põe rapidamente a mão sobre as cartas da mesa)
-O último a colocar a mão levará todas as cartas da mesa
CONTINUAÇÃO:
-O próximo jogador inicia a nova rodada colocando uma carta sobre a mesa, agora o som da letra x desta palavra é que deve ser observado
-Ganhará o jogo quem acabar com todas as suas cartas ou quem tiver menos cartas ao fim do tempo estipulado.

Fixação:
- Solicitar aos alunos que escrevam as palavras no caderno, agrupadas de acordo com o som do x e estudá-las para um ditado num determinado dia.

Poema de Natal

Para ler e comentar com as crianças

JESUS NASCEU
Reynaldo Jardim
Todo dia é natal,
que natal é nascimento,
o nascer de uma criança
é um acontecimento.
Toda a família festeja
aquele grande momento.

Seja rica ou seja pobre
a família do rebento,
seja negra ou seja branca,
é sempre um contentamento.
O natal de uma criança
só gera bom sentimento.

Quem é que pode prever
o caminho de um menino?
Tendência, gosto, caráter,
sua crença e seu destino?
Se vai tocar bateria
ou solar um violino?

Mas quando Jesus nasceu,
alguma coisa dizia
que o filho de José,
também filho de Maria,
tinha o destino traçado
e que rumo tomaria.

Foi uma vida de luta
contra o mal e pelo bem,
pela igualdade dos homens
e seus direitos também.
Pelo escravo, pelo pobre,
por todos que nada têm.

Dois milênios se passaram
desde que Ele apareceu.
O nosso tempo é marcado
pelo dia em que nasceu.
No coração das crianças
Jesus Cristo não morreu.

Retirado do livro "Viva o Dia! Poesias para Crianças"
Editora Melhoramentos
----------------------------------------------------------------------------------
Questionamento sugerido:
1- Segundo o autor, dá prá saber o que a criança vai ser quando crescer?
2- E sobre o menino Jesus, dava prá saber o que Ele seria?
3- O que a vida de Jesus fez com a contagem do tempo?
4- Você concorda com a afirmação: "Jesus Cristo não morreu"? Por quê?
---------------------------------------------------------------------------------

Poema de Natal


Para ler e comentar com as crianças

UM PRESENTE DE PAPEL
Pedro Bandeira

Eu queria um presentinho,
um presente de Natal.
Não precisa ser de plástico,
muito menos de metal.
Um presente em que eu embarque,
em que eu possa viajar.
Algo em que eu flutuasse,
e que me fizesse sonhar...
Com ele eu não fico só,
e com ele eu posso rir.
Posso até ficar com medo,
mas eu vou me divertir.
Serve pra dias de chuva,
serve pra quando estou sozinho.
Serve pra rir e chorar,
pois tem piada e carinho.
Vou pedir para o meu pai
-finjo que é Papai Noel-
o presente que eu quero
é um presente de papel!
-Ei, papai, vê se me escuta!
Neste ano eu fui bonzinho.
Se você gosta de mim,
O que eu quero é um livrinho!

Retirado do livro "Mais respeito, eu sou criança!"
Editora Moderna
----------------------------------------------------------------------------------
Sugestão de Atividade
1-Omitir o título e as duas últimas palavras e pedir para que descubram o que o personagem quer ganhar.
2- Perguntar: O que você gostaria de ganhar? Descreva para seu colega adivinhar.
---------------------------------------------------------------------------------


Troca de letras

Troca do som sonoro pelo som surdo:
> G por C
> F por V
> D por T

Procure não evidenciar demais essas trocas e, em lugar disso,estimule-os a ler e a escrever intensamente.
Na maioria destas situações , não ocorre uma inversão (o que se escreve com "g" é sistematicamente escrito com "c" e o que é com "c" é escrito com "g").A criança troca o som sonoro ("g", "f" ou "d") pelo surdo ("c", "v" e "t"), e não o inverso.
Essa fase, bastante comum, acaba sendo resolvida pelo próprio convívio dos alunos com a leitura e com a produção de textos.Em geral, se há uma rica convivência com textos, é possível esperar que a maioria das crianças possa resolver essas questões ao final da 2a série ou início da 3a.
Escrever não é transcrever a fala e de que, portanto, a escrita não corresponde à fala de nenhum segmento social (mesmo os mais prestigiados).A criança deve aprender, por exemplo, que pode falar "vamo brincá", mas precisa escrever "vamos brincar".

Trocas de outra ordem:
O aluno tem de aprender que, muitas vezes, para escrever é preciso observar a posição que a letra ocupa na palavra.

Ao trocar "c" por "q", o problema é de outra ordem.
A letra "c" diante de "e" ou de "i" não representa o som /k/; por isso o sistema gráfico dispõe de "qu" para esses casos.
--se é no início, não posso usar "ç", "rr", "ss" etc.;
--se depois da letra "c" vem um "e" ou "i", não posso utilizar "ç";
--se depois da letra "c" vem "e" ou "i", para representar o som /k/,devo usar "qu" etc.



Alfabeto de tampinhas




É bem prático ensinar a seqüência do alfabeto com este material.
Confeccionado com a capa dura de um caderno, revestida com papel sulfite, tampinhas de garrafa de suco com letras coladas, é de fácil manuseio e de aparência atraente.
Meus alunos gostam muito dessa maneira lúdica de aprender!

Há vários maneiras de utilizá-lo. Por exemplo, a criança coloca as letras no lugar correspondente, o que é um desafio pra crianças em estágio de alfabetização.

Para colocar palavras em ordem alfabética, colocar a letra inicial de cada palavra no quadro do alfabeto. Na hora de registrar as palavras no caderno, seguir a seqüência do quadro: A de abacate, C de caju, M de melancia, T de tamarindo.

PROJETO - FOLCLORE

OBJETIVO– Conhecer manifestações folclóricas, valorizando e respeitando a cultura popular.
ABRANGÊNCIA
1.Educação Artística – cantigas, expressão corporal, representação através de ilustrações
2.Português - Leitura silenciosa e oral de diferentes portadores de texto,
Interpretação oral e escrita de textos e apresentação oral.
3.História e Geografia- Origem das manifestações folclóricas.
4.Matemática - Vivência da Geometria através das dobraduras.
RECURSOS-
•Textos verbais e não verbais (escritos e imagens)
•Fita de vídeo
•Cd de cantigas folclóricas
•Aparelho de som com pilha (para usar na quadra)
•papel de dobradura
METODOLOGIA- DESENVOLVIMENTO-
1. Assistir vídeos
2. Ouvir CD de cantigas folclóricas infantis
3.Ler e ouvir para conhecer lendas, provérbios, parlendas e outras manifestações folclóricas.
4.Pesquisar variações de acordo com as regiões brasileiras, cada grupo pesquisa uma região.
5.Ilustrar individualmente algumas das manifestações folclóricas, conforme sua escolha.
6.Treinar e recitar uma parlenda. Observar que o interessante é falar rapidamente sem tropeços.
7.Dobraduras representativas de Lendas
•Reproduzir dobraduras, através da leitura de diagramas e observação de modelos, em grupo ou individualmente.(Matemática- explorar formas geométricas das dobraduras)
8.Brincadeiras -Pesquisar, em grupo, com pessoas ou em material escrito uma brincadeira para fazer com os colegas.
9.Brinquedos -Pesquisar e trazer para apresentar aos colegas um brinquedo folclórico.
10.Lanche coletivo folclórico- cada grupo traz um prato típico
CRONOGRAMA- distribuir as atividades durante o 3º bimestre, realizando atividades em classe e algumas para casa, conforme o desenvolvimento da turma de alunos.
AVALIAÇÃO- através de:
•Produção textual
•Interpretações das leituras
•Apresentação oral
•Realização das atividades, obedecendo as instruções
AUTO-AVALIAÇÃO
•Relatório escrito ou oral: O que aprendi? No grupo: falei, ouvi, agi? O que gostei? O que gostaria que fosse diferente?


BIBLIOTERAPIA

É idéia de cura por meio do livro.
A pessoa numa situação de crise, de luto, de perdas, ao ler um livro, sofre um processo interativo; caso ela se identifique com um ou mais personagens, passa a compartilhar experiências com esse personagem e pode vivenciar na imaginação processos que levam a uma percepção de que é possível dissolver os problemas.
Essa experiência de falar, enxergar a si, compreender a si, através do outro é muito rico e facilita muito as coisas, porque o problema do outro é menos dolorido em mim.
Na pesquisa, da Dra Lucélia, foram selecionadas duas escolas particulares e três públicas e realizados encontros com os professores:
  1. Para colher informações sobre como o assunto morte era tratado nas escolas.
  2. Apresentação dos 36 livros infantis e como eles poderiam ajudar a lidar com o assunto. São obras como “A mulher que matou os peixes”, de Clarice Lispector, “Menina Nina”, do Ziraldo, “Cadê meu avô?”, de Lídia Carvalho, e “A montanha encantada dos cisnes selvagens”, de Rubem Alves.
  3. Discussão sobre viabilidade de um trabalho real naquela escola.
  4. Se a escola quisesse e os professores também, poderia haver um quarto encontro depois de um mês, para dar tempo de digerir e processar todas aquelas informações.
Na prática, os passos são:
  1. O professor deve ler a história, conhecê-la bem.
  2. Lê para a turma.
  3. Os alunos podem ler também.
  4. Discussão dirigida pelo professor e voltada para aquele tema que se quer discutir.
  5. Os alunos produzem um texto, ou um desenho, enfim, que se expressem é o importante.
Os alunos devem encontrar esse canal de acolhimento e de expressão para seus sentimentos.
Por isso livros são tão importantes, se envolvendo com uma história, se reconhecendo num personagem, a pessoa pode descarregar-se emocionalmente.
A criança descobre que as dores que a morte traz são coletivas, não são só dela, reduzindo a sensação de solidão que esses momentos de crise trazem.
E quando ela encontra um professor que quer falar e ouvir sobre aquela dor, sobre o papel daquela morte em sua vida, ela se sente acolhida, relaxa e pode finalmente se expressar.
Fonte: Lucélia Paiva
(Psicóloga, mestre em Ciências pelo Hospital A. C. Camargo, trabalhou no HC por mais de 15 anos e desenvolveu a tese de doutorado pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, valorizando a literatura infantil para tratar da morte com crianças.)


COISAS QUE NÃO SE DEVE DIZER DO ÍNDIO NO DIA DO ÍNDIO


http://www.fag.edu.br/institucional/indigena/textos/diadoindio.htm

Descoberta
O que aconteceu em 22 de abril de 1500, não foi uma descoberta, mas, sim, uma conquista violentíssima, com conseqüências funestas para os povos originários destas terras.

Índios
Não existem “índios brasileiros”, mas, sim, centenas de povos indígenas divididos e caracterizados por culturas distintas.
Não falar em povo Xavante, Guarani ou Xerente, com modos próprios de ser, mas, apenas e simplesmente, índios; é desumanizar e descaracterizar toda riqueza cultural destes grupos.

Povos do passado
Os povos indígenas, antes de tudo, são povos do presente e devem ser tratados, estudados e pesquisados neste âmbito.

Aculturação
Estas culturas estão sujeitas a acréscimos e reorganizações constantes, como qualquer cultura, o que não quer dizer uma cultura dominada e morta. Por isto muitos não usam penas – usam roupas, e consomem produtos manufaturados em vez de viverem da caça e da pesca.

O que fazer?O Guarani Luís Euzébio, da comunidade de Brakuí no Rio de Janeiro, diz:
“no dia do índio façam qualquer coisa, mas não fantasiem as crianças de índios e venham para a aldeia sem sequer avisar ou pedir autorização para as lideranças”.

Discutir sobre a temática indígena, e como intervir.
-Quais povos existem no estado?
-Qual sua situação?
-Suas terras são demarcadas?




Trabalhando o texto: A Páscoa e seus Símbolos

Com os alunos de 3ª e 4ª série, podemos fazer uma atividade de grupo.
Cada grupo recebe um trecho, sobre um dos símbolos da Páscoa,
dentro do tempo determinado lêem entre si, interpretam o texto.
Depois a profa escolhe uma pessoa de cada grupo para responder:
Exemplo:
PÁSCOASÍMBOLO / SIGNIFICADO
cordeiro / Jesus, nosso Salvador


Nenhum comentário:

Postar um comentário